terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Copacabana - A Gravadora Dos Grandes Sertanejos

Não poderia deixar de começar os nosso trabalhos sem antes prestar uma HOMENAGEM a essa grande gravadora, que infelizmente não existe mais. A Copacabana foi fundada em em 1948 pela família VITALE no Rio De Janeiro, mais tarde se transferindo para São Bernardo do Campo, no Bairro Tabõao. Nos anos 1970 a empresa ja passa pela sua primeira mudança:  A Família VITALE passa a gravadora para Adiel Macedo de Carvalho, Gunter Csasznik e Rosvaldo Cury, que administraram a gravadora até o inicio dos anos 1980, logo depois Adiel Macedo de Carvalho assumiu o comando da gravadora sozinho até o inicio dos anos 90 com a razão social Som Indústria e Comércio S.A. Nela passaram artistas famosos como: Paulo Sérgio, Benito de Paula, Belchior, Alceu Valença, Maysa, Pery Ribeiro e outros. A Copacabana sempre foi uma gravadora forte nos anos 70 e 80, tendo mais de 1.000 funcionários, tamanha era o seu apíce no mercado fonográfico brasileiro. Mas teve uma "turma" que foi a grande responsavel por esse imenso sucesso. Nos anos 1970 apareceram TRIO PARADA DURA, JOAO MINEIRO E MARCIANO, GINO E GENO, LIU E LÉO...muitas vendas, sucesso garantido. Mas nos anos 1980 dois rapazes do Paraná vieram pra mudar o rumo e o destino da gravadora. Chitãozinho e Xororó com a musica FIO DE CABELO lançada em 1982 vendeu mais de 1 milhao e meio de cópias, e foram os primeiros Sertanejos a atingir essa marca. Adiel Macedo de Carvalho esperou e confiou nos meninos que ja estavam la a 12 anos e sabia que eles um dia seriam Sucesso. Foi ai que a Copacabana começou a investir pesado e ter em seu Casting diversos nomes do mundo sertanejo como: Gilberto e Gilmar, Iridio e Irineu, Teodoro e Sampaio, Valderi e Mizael, Suzamar, Peao Carreiro e Praense, Alan e Aladim....Era sucesso atras de sucesso...
Mas em 1989 a gravadora perde a dupla Chitãozinho e Xororó para a Polygram (Universal Music) que não tinha artistas sertanejos. Em 1990 foi a vez de João Mineiro e Marciano tambem sairem e ser companheiros de trabalho de Chitãozinho e Xororó na Polygram. Mas não demorou muito tempo até que em 1991, apareceu dois meninos de Pirinópolis (Goias) baterem a porta de Adiel Macedo pedindo uma chance. Era Zezé di Camargo e Luciano. No Filme foram retratatadas diversas cenas da dupla em estudio, e o papo de Zezé com Adiel, onde o diretor dizia TEM MUITA GENTE NESSA FILA. O DISCO TA FRACO, FALTA UM SUCESSO...parecia que Adiel não acreditava que fosse aparecer outro FIO DE CABELO...Com o Disco ja gravado, sem previsao pra ser lançado, um técnico de som gravou a musica É O AMOR numa fita k7 e deu a dupla dizendo: LEVEM PRA RADIO, TENTEM DIVULGAR...QUEM SABE FAZ SUCESSO? Foi assim que o Sr. Francisco fez...e a história todos nós sabemos...Sucesso!!!
Mas esse foi a ultima da história dessa magnifica gravadora. Com muitas dificuldades, vendas fracas e diversos artistas migrando para as MULTINACIONAIS, Adiel vende os Ativos da gravadora para a EMI ODEON. Todo o Acervo da Gravadora foi pra lá. Excessão de Zezé di Camargo & Luciano, que foram pra Sony Music e teve seus 2 primeiros trabalhos comprados pela Sony da Copacabana, e as relançou em CD.
E EMI ja relançou alguns trabalhos da Copacabana, na sua maioria COLETANEAS. O Sertanejo é o mais requisitado. Muitas obras lançadas ainda no vinil ainda nao ganharam sua repaginação pro CD. Muita gente procura artistas da época, mas apenas nos SEBOS encontram-se esses trabalhos. Em CD é dificil relançar, porque pra eles o retorno é pouco satisfatório. O Negócio é recorrer aos Downloads...Mas fica aqui nosso primeiro registro em Homenagem a essa Histórica Gravadora....

2 comentários:

  1. Galera, parabéns pela matéria.
    Amanhã irei ma Rua Eugênia Sá Vitale, em São Bernardo do Campo, 173, antigo prédio da gravadora.
    Muito legal mesmo

    ResponderExcluir
  2. A copacabana foi pioneira nas gravações dos festivais nativista do Rio Grande do Sul, gravou a primeira edição da califórnia da canção nativa de Uruguaina em 1971.

    ResponderExcluir